Shakespeare em um contexto moderno
Coriolano é uma famosa e intensa tragédia escrita pelo dramaturgo britânico William Shakespeare em 1608, e baseia-se na lenda de um general da Roma antiga chamado Caio Márcio "Coriolano" que, segundo os estudos, viveu durante o século V a.C.
Na peça, o personagem-titulo é uma figura militar polêmica que vive em intensos conflitos com seu próprio povo insatisfeito com suas ações e com os Volscos (um povo que viveu na região central da península Itálica). Em certo momento da trama, o general (até então conhecido apenas por "Márcio") parte com sua tropa de Roma e toma posse da cidade de Corioli que estava sob o domínio dos Volscos, e com tal feito, ao regressar em Roma é titulado "Coriolano" e condecorado com muitas honras e com a supremacia de seu poder. No entanto, logo depois teria se voltado contra as pretensões democráticas da plebe, fazendo inimigos, foi acusado de se apropriar de fundos públicos, então julgado e condenado ao exílio, tendo suas posses confiscadas, e como resultado, ele mais tarde aliou-se aos Volscos, que antes combatera, rogando por abrigo, redenção e por vingança contra Roma.
Na adaptação cinematográfica, a trama é transmitida para um contexto contemporâneo (a figura de um guerreiro romano antigo com espadas é transformada em um soldado moderno com armas de fogo), porém, o roterista do filme John Logan mantém diálogos com estética de tempos passados e não desloca qualquer rumo da história original, fazendo com que, apesar de um maior foco político e sobre certas relações com fatos atuais, a obra mantenha a essência "Shakesperiana". O filme é dirigido e produzido por Ralph Fiennes, que também encorpora o personagem-titulo e conta com a presença de Gerad Butler como seu arqui-inimigo general Volsco Tulio Aufidio, além de Jessica Chainstain e Vanessa Redgrave como esposa e mãe de Coriolano.
Confira o trailer pelo Link:www.youtube.com/watch?v=fe8ICwg8cEQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário